Translate

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

PlayOnLinux – Aplicações e jogos do Windows no Linux

PlayOnLinux é um programa que permite instalar e usar facilmente vários jogos e programas concebidos para funcionar exclusivamente em sistemas operativos da Microsoft.
De fato, actualmente, poucos jogos ainda são compatíveis com GNU / Linux, que pode ser um impedimento para fazer o salto. PlayOnLinux é uma solução acessivel e eficaz para este problemas, de forma gratuitamente e respeitando sempre os programas livres.

Quais são as características de PlayOnLinux?

Aqui está uma lista, não exaustiva, das coisas interessantes a saber:

* Não é necessário ter uma licença de utilização do sistema Windows ® PlayOnLinux.
* PlayOnLinux baseia-se praticamente como o
Wine, e os benefícios de todas as possibilidades, evitando que o usuário lide com a sua complexidade e sempre explorando algumas características avançadas.
* PlayOnLinux é um programa gratuito.
* PlayOnLinux é escrito em Bash e Python

PlayOnLinux apresenta, no entanto, como qualquer outro programa, algumas desvantagens:

* Baixa resultados globais, em alguns casos (menos imagem suave, gráficos menos detalhados, etc ...).
* Todos os jogos não são suportados. No entanto, pode utilizar o nosso módulo de instalação manual.


Como instalar?

Para instalar facilmente o PlayOnLinux 3.7.7 no Ubuntu, basta fazer download do pacote PlayOnLinux 3.7.7 (aqui), depois dar duplo clique e seguir as instruções.

Homepage: PlayOnLinux

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Ubuntu Control Center 0.5 – UCC

Para quem ainda não conhece, o Ubuntu control center é uma aplicação que visa centralizar e organizar de maneira simples e intuitiva as principais ferramentas de configuração da distribuição Ubuntu Linux. O UCC utiliza todas as aplicações nativas do Ubuntu mas também faz uso de aplicações de terceiros como Hardinfo, Boot-up Manager e Font-manager e o novíssimo VGA-Switcher que faz uso do módulo vga-switcher, o do kernel 2.6.35. Foi desenvolvido em linguagem Object-Pascal utilizando a IDE do Lazarus.
O UCC está dividido em 5 menus:
  • Software Management
  • Hardware
  • Network and Internet
  • System
  • Local Disk
  • Account Preferences
Software Management

Nesta secção podemos encontrar ferramentas para gestão de software (Ubuntu Software Center, Manage Software Sources, actualização do kernel, limpeza e actualização do sistema, etc)

Hardware

Na secção hardware, existe um conjunto de funções que nos permitem visualiza todos os componentes que fazem parte da nossa máquina, configurações a nível de teclado, rato, placa gráficas, etc.

A novidade no Menu Harware vai para o VGA Switching

Network and Internet

Através do menu Network and Internet o utilizador tem disponível um conjunto de funções relacionadas com a configuração da rede da máquina. Tarefas como configurar os parâmetros de rede (IP, DNS, Gateway, mascara), definições da firewall, configurações a nível de bluetooth, partilha de ficheiros, acesso remoto ao sistema estão disponíveis através deste menu.

System

No menu System, estão disponíveis funções relacionadas com o sistema como por exemplo: Data e hora, definição do idioma, aplicações que arrancam durante o boot, logs, gestão de serviços, adicionar e remover fontes, etc

Local Disk

Neste menu temos disponível algumas ferramentas que permitem gerir as drives do sistema, criar/visualizar/eliminar partições e relatórios de uso do disco

Account Preferences

O menu personal settings permite configurar um conjunto de parâmetros do sistema associados ao próprio utilizador, criar utilizadores/grupos, definir contas de IM, configurar e-mail, etc.

Apesar de o UCC ser uma aplicação ainda recente, apresenta um nível de desenvolvimento bastante elevado. É bastante completa, possuindo ferramentas para as mais diversas tarefas.

Download: UCC 32 bits (0.5) | UCC 64 bits (0.5)

Homepage: Ubuntu Control Center

Fonte:http://pplware.sapo.pt/

domingo, 1 de agosto de 2010

Burg-Manager – Alterar o background do GRUB

Há certas questões que eu vejo frequentemente aqui no blog e no forum. Uma delas é a questionar como se muda o fundo do GRUB (Boot Loader – Gestor de inicialização dos sistemas operativos). Pois bem, tal é possível mas antes de conhecer o Burg Manager, a “receita de comandos” tornava esta operação um bocado complexa para alguns utilizadores.

Com a aplicação Burg Manager tudo é bem mais simples, vamos conhecê-la.

O Burg Manager permite efectuar alterações facilmente no GRUB, através de uma interface bastante intuitiva a organizada.

Como instalar o Burg Manager no Ubuntu?

Passo 1 – Importar a chave do repositório para instalar o Burg Manager. Para isso, abrir a consola e inserir o seguinte comando:

sudo wget http://www.sourceslist.eu/?download=public.key -O- | sudo apt-key add -

Passo 2 – Em seguida, abrimos o Ubuntu Software Sources e no separador Other Software, carregamos em Add e adicionamos o novo repositório

deb http://www.sourceslist.eu/repo/ubuntu lucid main non-free


Passo 3 – Depois do repositório ter sido incluído na nossa lista de repositórios, basta procurar no Ubuntu Software Center por Burg-Manager

Depois de instalado, o Burg-Manager fica disponível no menu System Tools—>Burg Manager.

Iniciamos a aplicação, e inicialmente devemos configurar em que idioma que pretendemos que a aplicação seja apresentada

De seguida, a aplicação apresentará todas as opções para configuração. Para iniciar devemos mandar instalar o burg carregando no botão para o efeito

Como já referimos, o Burg-Manager permite realizar várias configurações. Por exemplo, se pretendermos alterar o background do Grub podemos fazê-lo através separador Instalar Temas escolhendo um dos disponíveis.

No separador parâmetros, podemos definir qual o sistema operativo por omissão, qual o tempo de apresentação do menu de boot e a resolução desse menu.

Nos parâmetros avançados podemos configurar alguns parâmetros extra do Grub, como por exemplo definir uma password para o boot dos sistemas operativos.

Depois de tudo configurado, devemos aplicar as configurações e testar para ver se funciona. Para isso devemos reiniciar o sistema e verificar se na hora do boot dos sistemas operativos as alterações realizadas foram aplicadas com sucesso.

Alguns exemplos:

Podem ver temas aqui

Homepage: BurgLoader

Fonte:http://pplware.sapo.pt