Translate

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Ubuntu Control Center 0.5 – UCC

Para quem ainda não conhece, o Ubuntu control center é uma aplicação que visa centralizar e organizar de maneira simples e intuitiva as principais ferramentas de configuração da distribuição Ubuntu Linux. O UCC utiliza todas as aplicações nativas do Ubuntu mas também faz uso de aplicações de terceiros como Hardinfo, Boot-up Manager e Font-manager e o novíssimo VGA-Switcher que faz uso do módulo vga-switcher, o do kernel 2.6.35. Foi desenvolvido em linguagem Object-Pascal utilizando a IDE do Lazarus.
O UCC está dividido em 5 menus:
  • Software Management
  • Hardware
  • Network and Internet
  • System
  • Local Disk
  • Account Preferences
Software Management

Nesta secção podemos encontrar ferramentas para gestão de software (Ubuntu Software Center, Manage Software Sources, actualização do kernel, limpeza e actualização do sistema, etc)

Hardware

Na secção hardware, existe um conjunto de funções que nos permitem visualiza todos os componentes que fazem parte da nossa máquina, configurações a nível de teclado, rato, placa gráficas, etc.

A novidade no Menu Harware vai para o VGA Switching

Network and Internet

Através do menu Network and Internet o utilizador tem disponível um conjunto de funções relacionadas com a configuração da rede da máquina. Tarefas como configurar os parâmetros de rede (IP, DNS, Gateway, mascara), definições da firewall, configurações a nível de bluetooth, partilha de ficheiros, acesso remoto ao sistema estão disponíveis através deste menu.

System

No menu System, estão disponíveis funções relacionadas com o sistema como por exemplo: Data e hora, definição do idioma, aplicações que arrancam durante o boot, logs, gestão de serviços, adicionar e remover fontes, etc

Local Disk

Neste menu temos disponível algumas ferramentas que permitem gerir as drives do sistema, criar/visualizar/eliminar partições e relatórios de uso do disco

Account Preferences

O menu personal settings permite configurar um conjunto de parâmetros do sistema associados ao próprio utilizador, criar utilizadores/grupos, definir contas de IM, configurar e-mail, etc.

Apesar de o UCC ser uma aplicação ainda recente, apresenta um nível de desenvolvimento bastante elevado. É bastante completa, possuindo ferramentas para as mais diversas tarefas.

Download: UCC 32 bits (0.5) | UCC 64 bits (0.5)

Homepage: Ubuntu Control Center

Fonte:http://pplware.sapo.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário