Translate

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Clonezilla - Clone o seu disco rigido gratuitamente.


Quem é que nunca precisou de clonar um disco rígido? Quem é que nunca teve que voltar a instalar um sistema operativo de novo, por causa de um upgrade de Discos Rígidos ? Pois é, para esse problema e para poupar tempo, aqui fica mais um programinha fantástico. Chama-se Clonezilla, trata-se de um sistema clone OpenSource (OCS) com unicasting e multicasting. Com base em DRBL , partclone e udpcast , permite ao utilizador fazer backup do disco rígido e recuperação do SO. Existe duas versões do Clonezilla, a versão Clonezilla live e a Clonezilla SE (Server Edition) . Clonezilla live é uma versão adequada para quem quer fazer backup ou restauro uma única máquina. Enquanto Clonezilla SE é uma versão "maciça", podendo clonar vários discos rígido simultaneamente (40 plus!) . Clonezilla salva e restaura apenas os blocos usados ​​no disco rígido. Isto aumenta a sua eficiência de clonagem. Um exemplo claro da eficiência desta versão SE é o tempo em que o processo de clonagem é realizado, ou seja, via multicasting, e em apenas 10 minutos, o Clonezilla SE conseguiu clonar um sistema de 5,6 Gbytes para 41 computadores.
Caracteristicas:
  • Software Livre (GPL)
  • Sistemas de arquivos suportados: (1) ext2, ext3, ext4, reiserfs, Reiser4, xfs, jfs de GNU / Linux, (2) FAT, NTFS da MS Windows, (3) HFS + do Mac OS (4), UFS do FreeBSD, NetBSD , e OpenBSD, e (5) VMFS3 de VMWare ESX, ou seja, podemos clonar GNU / Linux, MS Windows, baseado em Intel Mac OS e FreeBSD, NetBSD, OpenBSD. Não importa se é 32-bit (x86) ou 64-bit (x86-64) o OS. Para esses sistemas de arquivos, apenas os blocos usados ​​na partição são salvas e restauradas. Para o sistema de arquivo não suportado, sector a sector-cópia é feita por dd em Clonezilla.
  • LVM2 (LVM versão 1 não está) sob o GNU / Linux é suportado.
  • Carregador de boot, incluindo o grub (versões 1 e 2) e syslinux, poderia ser reinstalado.
  • O modo automático é suportado. Quase todas as etapas podem ser feitas através de comandos e opções. Também pode usar um monte de parâmetros de inicialização para personalizar a sua própria imagem e clonagem.
  • Multicast é suportada em Clonezilla SE, que é adequado para clonagem em grande escala. Também pode usá-lo remotamente para salvar ou restaurar uma serie de computadores em PXE e Wake-on-LAN apoiados como clientes.
  • O arquivo de imagem pode estar no disco local, ssh servidor, samba, servidor ou servidor NFS.
  • Baseado em partclone (padrão), Partimage (opcional), ntfsclone (opcional), ou dd para imagem ou clonar uma partição. No entanto, Clonezilla, contendo alguns outros programas, pode salvar e restaurar não só partições, mas também um disco inteiro.
Requisitos mínimos:
  • 196 MB de memória de sistema (RAM)
  • Processador X86 ou x86-64
  • Dispositivo de boot, por exemplo, CD / DVD, porta USB, PXE, ou disco rígido
Como instalar o Clonezilla:

Basta fazer download na pagina oficial e colocar num CD, USB flash drive, ou mesmo num disco rígido. São disponibilizados dois tipos de ficheiros, iso e zip. O primeiro é para o CD/DVD, o último é para USB flash drive. Além disso, pode colocar Clonezilla live num disco rígido ou mesmo num servidor PXE(info.doc).

Mais informações:
Oficial homepage: Clonezilla
Licença: GPLv2
Ultima versão: 1.2.12-7
Download: Amd64
Download: i486

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Ubuntu 12.04 (Precise Pangolin) Alpha 2

Foi lançado recentemente uma versão Alpha do no novo Ubuntu 12.04. Esta versão apesar de ainda ser Uma versão em desenvolvimento, apresenta as seguintes características:

  • Linux Ubuntu Kernel 3.2.0-12.21 baseado no Linux kernel 3.2 Upstart 1.4
  • LibreOffice 3.5 beta 2
  • Lista rápida para nautilus adicionado ao Dash
  • Dois scripts que permitem desactivar interfaces USB e PCI para um menor consumo energético
  • Unity 5 (Apesar de ter saído entretanto o Unity 5.2)

A versão final do Ubuntu 12.04 está prevista ser lançada dia 26 de Abril, ate là, sugiro aos fans explorarem esta versão e todo o seu potencial em uma maquina virtual.

Para fazer download visite: www.ubuntu.com